Núcleos de Investigação

O nEA é uma sub-unidade do i2ADS que desenvolve acção/investigação em educação artística, de amplitude nacional e internacional. Foca-se na análise dos actuais discursos disciplinares, das políticas institucionais e não institucionais, propondo outras narrativas e práticas que tenham por base um posicionamento crítico e reflexivo face à imprescindibilidade da educação artística na actualidade. Intensamente envolvido com a prática de acção e investigação, cruza as áreas disciplinares da arte, da cultura visual, dos museus de arte contemporânea e da história da educação artística, no seu relacionamento com o desenvolvimento.

Articulada com a prática de investigação dos membros do nEA é promovida a contínua formação de jovens investigadores na estreita relação criada e mantida com o Curso Doutoral em Educação Artística da FBAUP, pelo incentivo e apoio à escrita científica, pela integração de estudantes de segundo e terceiro Ciclo em projectos de investigação, pela organização de reuniões científicas e pela orientação de teses de mestrado e de doutoramento.

O núcleo de investigação em desenho visa o desenvolvimento e consolidação de massa crítica nas áreas científicas e aplicadas do desenho, de forma a apoiar o seu crescente interesse como disciplina transversal a vários domínios artísticos e científicos.

Pretende reunir, numa rede vocacionada para a observação e análise das dimensões artística, metodológica, tecnológica e perceptiva/cognitiva do desenho, o esforço disperso de investigadores e artistas, de diversas áreas de conhecimento.

A sua missão visa a criação de projectos I&D, em colaboração estreita com as instituições académicas, projectos de residência artística, instituições museológicas e empresariais, articulada com a formação avançada nos ciclos de pós-graduação.

Atualmente, a atividade investigador do ND desenvolve-swe em duas grandes áreas:

1. PROCESSOS, TECNOLOGIAS E CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DO DESENHO
Desenho, ciência e mediação do conhecimento
Desenho, visualidade e performatividade
Dispositivos, processos de produção e tecnologias aplicadas ao desenho
Pedagogia do desenho e da criatividade

2. CONHECIMENTO E CONTEMPORANEIDADE DO DESENHO
Teoria e história do desenho
Filologia e hermenêutica do desenho
Estudos das colecções e reservas de desenhos do património artístico e científico português

 

O NAi desenvolve a sua actividade a partir dos cruzamentos entre a teoria e a prática da arte,  dando particular atenção ao regime aberto das artes e ao trânsito entre diferentes media. A área de investigação do NAi cobre assim um largo espectro de questões da arte contemporânea, centrando-se contudo naquilo que deriva especificamente dos problemas colocados pela própria prática artística.

Comum aos vários eixos de investigação do NAi é a criação de um espaço próprio para o discurso dos artistas (investigadores), num afastamento natural da investigação produzida desde o exterior do campo da prática artística ou com origem no território mais exclusivo das ciências sociais e humanas.

Áreas de Investigação e acção: Artes plásticas; media, transmedia e intermedia; arqueologia dos media; fotografia, cinema, som e imagem; teoria e prática da arte contemporânea; estética e política.

O Núcleo de Arte e Design tem por propósito autonomizar a investigação em Artes Plásticas e em Design relativamente a outros modelos de investigação, suportando-se em Linhas de Acção Estratégica, definidas por grandes áreas naturais de intervenção, baseadas numa dupla integração – a docente e a investigadora.

O seu âmbito engloba um vasto leque temático, envolvendo as correntes do pensamento contemporâneo, a materialidade das obras, a relação entre natureza e estrutura, a abordagem da percepção e expressão na cultura contemporânea, a fenomenologia da criatividade e os processos simbólicos de comunicação cultural.