Apresentação

O i2ADS, constituído em Março de 2011, é uma unidade de investigação, acção e desenvolvimento que opera nas áreas expandidas da arte, do design e dos estudos artísticos em geral, dando uma atenção especial à ligação ao tecido social envolvente e às questões da contemporaneidade. A opção de reunir numa mesma unidade de investigação tanto a arte como o design visa não apenas promover o cruzamento disciplinar e o trânsito entre diferentes áreas e disciplinas, mas também  ajudar a aclarar as suas especificidades.

Com sede na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mas com importantes ligações a outras estruturas congéneres,  o i2ADS tem como objectivo afirmar-se como unidade de I&D de referência no plano nacional e internacional, de acordo com os padrões próprios dos estudos artísticos. A articulação entre ensino e investigação é também um factor primordial da acção do i2ADS, tanto na ligação ao ensino graduado como, sobretudo, ao nível do ensino pós-graduado.

O i2ADS acolhe actualmente 125 investigadores, dos quais 28 são membros integrados e 97 colaboradores, num total de 37 doutorados.

O i2ADS estrutura-se em Núcleos de Investigação/Research Groups. Cada Núcleo de Investigação, coordenado por um investigador doutorado, define-se a partir de uma área de investigação precisa e em volta dos objectivos comuns dos membros que o constituem. Apesar da autonomia funcional e científica dos diferentes Núcleos de Investigação é estimulada a colaboração interdisciplinar em projectos que agreguem investigadores de diferentes Núcleos ou de outras Unidades de I&D.

A Direcção do i2ADS é assegurada por um órgão colegial constituído pelo Director do Instituto e pelos coordenadores dos vários Núcleos de Investigação, todos escolhidos por eleição.

São ainda órgãos do i2ADS o Conselho Científico e o Conselho Consultivo, sendo que este último é constituído por personalidades de reconhecido mérito, nacionais e estrangeiras, externas ao Instituto e à própria UP.

Ver regulamento

NOTA: qualquer pedido de admissão deve ser encaminhado para office@i2ads.org e dirigido à Direcção do i2ADS.

Equipa

Direcção
Catarina Martins (Directora)
Francisco Laranjo (Coordenador NAD)
Gabriela Vaz Pinheiro (Coordenadora NAi)
Paulo Almeida (Coordenador ND)
Catarina Martins (Coordenadora NEA)
Daniela Coimbra (Coordenadora NIMAE)

Conselho Científico
Membros da Direcção
+
José Paiva

Mário Bismarck

Miguel Leal

Dimitris Andrikopoulos

Tiago Assis

Mário Moura

Sílvia Simões

Norberto Jorge

Rute Rosas

Conselho Consultivo
Rita Irwin (University of British Columbia, CA)
José Bártolo (Escola Superior de Arte e Design, PT)
Federico López Silvestre (Universidad de Santiago de Compostela, SP)
Dalila Rodrigues (Art history researcher, PT)
José Luis Vicario (Artista e Professor da Universidade de Granada, ES)

Secretariado
Margarida Dias
Roberto Correia